Home

Curitiba Afro

Dia 20 de novembro Dia da Consciência Negra

No Dia da Consciência Negra – 20 de novembro de 2014 – nossa capital celebrará a memória afrocuritibana com atividades culturais e artísticas em frente à Igreja do Rosário, antiga Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito.

CONSCIÊNCIA NEGRA – 20 de novembro está no calendário oficial de Curitiba

Viva Zumbi dos Palmares, herói nacional! Viva Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos artistas e preservadores das culturas populares! Viva São Benedito, padroeiro dos cozinheiros e dos negros e negras brasileiras!

Desde 2009, todo dia 20 de novembro, Curitiba celebra a Lavação das Escadarias da Igreja do Rosário, antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito, no Largo da Ordem. Durante todo o dia são realizadas diversas atividades artísticas, culturais e educativas visando proporcionar uma imersão na história e cultura afrocuritibana e afroparanaense.

Em 2013 a Lavação das Escadarias da Igreja do Rosário foi oficializada no calendário de eventos do município, conforme projeto de lei apresentado pelo vereador Tito Zeglin (PDT). “Em nossa cidade tal festividade é recente e vem sendo realizada desde 2009, mas ela é baseada numa das festas mais populares do Brasil, que é a lavação da escadaria da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador. São manifestações das religiões de matriz africana e que estão diretamente ligadas à cultura brasileira. É dever nosso, enquanto representante da população, incentivar ações que promovam a disseminação de bons valores e a integração entre diferentes culturas”, justifica o parlamentar.

Segundo o IBGE de 2010, cerca de 24% da população curitibana é afrodescendente. São quase 600 mil afrocuritibanos antes relegados ao esquecimento pelo poder público e que finalmente passam a contar com uma atividade representativa no Calendário Oficial de Curitiba. Este é mais um pequeno passo na luta para que Curitiba seja verdadeiramente a cidade de TODAS as gentes!

A festa será realizada anualmente, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra celebrando a memória de Zumbi dos Palmares, que faz parte do seleto grupo de Heróis Nacionais. Trata-se de uma ação de Consciência com beleza e alegria.

A realização de uma festividade em homenagem à etnia afro, com apresentações, feira e uma campanha de conscientização supre uma demanda inclusive dos professores, que desde 2003 buscam estratégias para efetivação da Lei Federal 10.639/03 que determina a inclusão dos saberes Africanos e Afrobrasileiros nos currículos escolares. Além das informações históricas e culturais, existe o desafio de discutir as relações étnico-raciais e combater ao racismo e as violações aos direitos humanos sofridas pela comunidade afro e indígena no Brasil.

Através desta atividade cultural e educativa esperamos apoiar os educadores e a sociedade em geral na superação de estereótipos e preconceitos racistas hoje inadmissíveis, porém eficazmente construídos e impostos durante todo o período colonial, republicano e paranista. Não será tarefa fácil para a nossa geração, a primeira a valorizar oficialmente a importante contribuição dos povos africanos e indígenas na construção da nossa sociedade e transformar o imaginário coletivo brasileiro, massivamente modelado, difundindo informações sobre as etnias afrodescendentes de forma positiva e afirmativa. Trata-se de uma verdadeira revolução cultural que, infelizmente, enfrenta muitos obstáculos, mas por outro lado, concretiza o anseio de liberdade e inclusão tão ansiado desde a Abolição do Regime Escravocrata, em 1888…

Celebrar o dia 20 de novembro na antiga Igreja dos Pretos, conhecida como Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito, é uma forma de resgatar e valorizar a memória afrocuritibana. A religiosidade é a primeira forma de organização social do povo negro em terras brasileiras.  Se o sincretismo foi resultado da opressão cultural impingida aos povos africanos no período colonial e, portanto, uma forma de violência para com a memória e a cultura africana, por outro lado garantiu sua proteção e continuidade. Hoje o sincretismo não é mais necessário, pois o direito ao exercício religioso é garantido por lei. No entanto, o sincretismo faz parte da nossa cultura e pode ajudar muito na superação dos estereótipos através da compreensão e do respeito. Nossa Senhora do Rosário nas religiões de matriz africana representa Oxum. Ela é a senhora das águas doces, da maternidade, da ternura e da riqueza. Vale ressaltar que nas tradições africanas a riqueza não é o ouro material. O ouro na visão afrocêntrica é uma família grande, saudável e feliz. “A força que mora n’água não faz distinção de cor”. Na visão afrocêntrica, riqueza é uma comunidade inclusiva e não excludente!

Dia 20 de novembro, quinta-feira, durante todo o dia o Largo do Rosário será palco de intensas atividades culturais, educativas e artísticas. Traga toda a família. Haverá culinária típica, produtos e serviços. No domingo dia 23 de novembro, haverá a já tradicional Lavação das Escadarias da Igreja do Rosário, antecedida de culto inter-religioso e seguida de cortejo até o pelourinho de Curitiba, a partir das 9h30.

Venha de branco, traga rosas, perfume e alegria!

 

Serviço: Festa do Rosário

“Dia da Consciência Negra”

Data: quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Horário: a partir de 9h – Confira a programação completa no site InformativoCentroCulturalHumaita.wordpress.com e no Face do Centro Cultural Humaita

Local: Em frente à Igreja do Rosário, no Largo da Ordem

Entrada gratuita

 

“Lavação das Escadarias da Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito”

Data: domingo, 23 de novembro de 2014

Horário: a partir de 9h30 – Culto Inter-Religioso, Lavação das Escadarias da Igreja e cortejo até o Pelourinho de Curitiba

Local: Igreja do Rosário, no Largo da Ordem

Entrada gratuita

 

Contato: humaitacentrocultural@gmail.com

 

Vale ressaltar ainda que o Feriado do Dia da Consciência Negra foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Curitiba.

Leia mais sobre isso na página https://informativocentroculturalhumaita.wordpress.com/2013/10/09/festa-do-rosario-todo-20-de-novembro/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s