Home

Oralidades AfroparanaensesO livro Oralidades Afroparanaenses: fragmentos da presença negra na história do Paraná narra em linguagem poética e acessível diversos fragmentos da presença negra na história do Paraná. As comunidades negras e personalidades afroparanaenses marcantes de Curitiba, Paranaguá, Castro, Quatro Barras, Palmas, Turvo e Lapa são apresentados ao leitor do ponto de vista afrodescendente, a partir de seus valores e modos de viver.

O livro “Oralidades AfroParanaenses: fragmentos da presença negra na História do Paraná” faz parte da Coleção Oralidades Afroparanaenses, da Editora Humaita, e apresenta de forma poética uma série de histórias e estórias de comunidades remanescentes de quilombos e comunidades tradicionais negras paranaenses. Os poemas explicitam momentos históricos importantes nas cidades de Castro, Curitiba, Quatro Barras, Turvo, Lapa, Paranaguá, Guarapuava e Palmas. Estão reunidas histórias colhidas nas entrelinhas da historiografia oficial e nas oralidades de nossos mestres e mestras. Ao final, uma homenagem especial à mãe África.

Os autores, Mel e Candiero, estão à frente do Centro Cultural Humaita – Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrorasileira desde a sua fundação, em 2006. A iniciativa de compartilhar as histórias e estórias em linguagem poética partiu da necessidade de compartilhar com os herdeiros legítimos e expropriados uma série de conhecimentos que vinham circulando apenas nos restritos círculos acadêmicos e despertar a curiosidade e o interesse da comunidade paranaense por esta realidade ocultada em nossa história oficial. As etnias negras estão presentes e contribuíram decisivamente em muitos aspectos da formação da nossa sociedade, 200 anos antes da chegada dos imigrantes!

Para Chloris Casagrande Justen, presidente da Academia Paranaense de Letras, que assina o prefácio do livro, “há como que uma essência no poema, uma profunda e
sensível amorosidade entrelaçando realidades dolorosas aos sonhos e ideais dos personagens que, vindos de tão longínquas vertentes, superam sofrimentos e afirmam sabedorias. Seus exemplos de dignidade e domínio de valores significativos construíram, em suas sofridas lutas e conquistas, a visão panorâmica da inesquecível saga afrobrasileira, presente na atualidade progressista paranaense.”

Para adquirir o livro, entre em contato pelo e-mail humaitacentrocultural@gmail.com ou com os autores nos eventos do Centro Cultural Humaita!

flyer paranaguá_MAE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s