Home

No final do conturbado ano de 2016 conseguimos novamente realizar a terceira edição do Simpósio de Literatura negra ibero-americana em Curitiba.

A novidade foi a ampliação do simpósio ao extrapolar as fronteiras nacionais e agregar a dimensão internacional ao seu escopo. De todas as maneiras, nas edições anteriores o caráter supranacional já estava presente nos trabalhos apresentados. 

O resultado foi uma publicação de 500 páginas [veja aqui], onde o leitor poderá verificar como se configura o estado da arte das investigações, que tem por tema principal a problemática do negro escrito, seja no Brasil, seja nos países latino-americanos, bem como nos caribenhos.

atas simpósio literatura negra ibero americana

O elo que une este variado conjunto de pesquisas ultrapassa as fronteiras nacionais, isto é, as Américas, durante um período histórico, receberam um número considerável de africanos para o trabalho escravo, e suas memórias, histórias começam a ser redescobertas.

A participação plena do negro, nos dias de hoje, nas sociedades americanas se depara com vários obstáculos, entre eles a lacra do racismo. Portanto, estas atas são um mapeamento da configuração dos debates contemporâneos sobre a literatura negra ibero-americana, isto é, os textos e autores aqui investigados são colocados em relação a partir das suas semelhanças e diferenças.

Cumpre destacar o surgimento de novas vozes críticas que renovam os estudos na área e prometem uma continuidade da reflexão sobre o tema no Brasil.

Além dos textos analíticos, o leitor poderá ter contato no último, apartado destas atas, de uma antologia da poesia negra curitibana atual. O critério da antologia foi o de revelar poemas que estão fora do circuito oficial e que contemplam uma reflexão poética dos afrodescendentes em uma cidade tradicionalmente eurocêntrica.

Deixo o meu agradecimento ao apoio decisivo dado pelas agências de fomento: CAPES/PAEP e a Fundação Araucária do Estado do Paraná que tornaram possível o Simpósio, e também, ao apoio dado ao evento pelos Programas de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Federal de Juiz de Fora. Finalmente, agradeço aos autores e poetas que colaboram gentilmente com os seus textos e poemas.

Prof. Dr. Rodrigo Vasconcelos Machado

E book Atas do III Simpósio internacional de literatura negra ibero-americana

atas_sumário

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s