Home

Neste link você encontrará diversas ações do Mês da Consciência Negra realizadas pelos diversos coletivos e instituições em prol da diversidade, da igualdade de direitos e do enfrentamento ao racismo.

CLIQUE AQUI E ACESSE!

Mês da Consciência Negra em Curitiba

Durante todo o Mês de Novembro, o centro histórico de Curitiba será palco de uma série de ações de valorização e visibilidade da presença negra e da herança cultural afrodescendente em Curitiba e no Paraná.

O Centro Cultural Humaita realizará diversas ações no Centro Histórico de Curitiba, resgatando a memória da participação do povo negro na fundação de Curitiba.

A ideia é valorizar e dar visibilidade à presença negra e à herança cultural afro em Curitiba/PR.

As ações estão em consonância com os eixos do programa propostos pela ONU para a Década Internacional de Afrodescendentes, entre 2014 e 2025: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Discriminações Múltiplas e Agravadas.

Destacamos:RODA DE DIÁLOGOS2

A Roda de Diálogos e Reflexões, na abertura da programação, promove um aprofundamento no debate sobre Consciência Negra e visa compartilhar informações sobre os quatro eixos propostos pela ONU para a Década Afro: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Discriminações Múltiplas e Agravadas.

Palestrantes convidados:

Dra Silvana Flyer

Sr. Adegmar Candiero, Assessor de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Direitos Humanos de Curitiba e Conselheiro Nacional de Políticas Culturais, do MinC:

“O impacto das políticas eugenistas na construção da identidade paranaense”.

Sr. Carlos Reiss, diretor do Museu do Holocausto de Curitiba:

“As políticas eugenistas na perspectiva do genocídio da população negra na Alemanha nazista e na África”.

banner fiera

A Feira Especial Mês da Consciência Negra faz parte de uma estratégia de desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional dos empreendedores para tornar a Feira Especial Mês da Consciência Negra mais atrativa, rentosa e gratificante tanto para os afroempreendedores e quanto para os visitantes.

Este ano a Feira  contará com a participação de expositores brasileir@s, african@s e caribenh@s!

lenia

No dia 04, teremos uma palestra especial com Lênia Luz, fundadora do Empreendedorismo Rosa. Lênia foi considerada pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios uma das 70 Mulheres Influentes no Empreendedorismo Brasileiro (Edição Junho-2015). Seu objetivo é inspirar mulheres a se desenvolver no empreendedorismo.

 

Xeto

No feriado do dia 15 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Umbanda, haverá diversas atividades culturais no centro histórico: shows, intervenções artísticas, manifestações culturais populares e cortejo até as Gameleiras Sagradas (Irôko) da Praça Tiradentes. Na ocasião, o Prefeito Rafael Greca vai inaugurar uma placa comemorativa na Praça Tiradentes, marco zero de Curitiba, em homenagem à população afrocuritibana e à Década Internacional dos Afrodescendentes.

 

Cartaz festa do rosario A3

O ponto alto da programação é a Festa do Rosário e a tradicional lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito. A ação tem início no interior da igreja com um ato inter-religioso, onde representantes das mais diversas denominações religiosas se reúnem para compartilhar mensagens de fé, de paz e de respeito.

Após a tradicional lavação com flores e perfumes, o povo de branco desce pelo centro histórico, junto com os Batuqueiros da Fonte da Memória, cantando e tocando, em cortejo até o marco do Pelourinho de Curitiba, passando pelas Gameleiras Sagradas da Praça Tiradentes (Iroco).

Até o final da tarde, no Memorial de Curitiba, o Festival VOZES DO SAGRADO – MUSICA SACRA DE TODOS OS CANTOS reúne em um espaço de convivência harmoniosa os praticantes das mais diversas tradições religiosas.

A programação completa do MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA é diversificada!

CLIQUE AQUI e acesse todos os detalhes.

 

 

Anúncios

Um pensamento em “Programação completa

  1. Excelente programação, amigos – como de costume vcs fazem! Agradeço o envio. Confirmo presença. E já estou divulgando!
    Salve!
    Robson Mello

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s