Home

Mais de 20 grupos de capoeira ressoaram seus berimbaus, agogôs, pandeiros e atabaques para celebrar o Dia Municipal da Capoeira, comemorado nesta quinta-feira, dia 23 de novembro. A manifestação aconteceu no sábado (18/11), no Largo da Ordem, e faz parte da programação do Mês da Consciência Negra.

Segundo o assessor de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba, Adegmar Silva Candieiro, a inserção da luta brasileira na cidade teve início na década de 1970 e, desde então, se espalhou por todos os bairros da capital paranaense. “É um patrimônio brasileiro que está em mais de 200 países e é a arte que mais divulga a língua portuguesa no mundo”, ressalta Candiero.

A roda de Capoeira terminou com uma manifestação de amor pela arte afro-brasileira, quando os participantes desenharam um coração no Largo da Ordem. Candiero também ressaltou o programa Capoeira nas Regionais, uma ação conjunta da Prefeitura de Curitiba e Federação Paranaense de Capoeira.

O orientador de esporte e lazer da Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude Rodrigo Fernando Bunese desenvolve aulas de capoeira na Rua da Cidadania da Fazendinha e acredita que essa ação é só um primeiro passo. “A capoeira é muito forte em todas as Regionais, está presente em todos os bairros e possui milhares de praticantes”, comentou.

Para Nadia Alves, presidente da Federação Paranaense de Capoeira o trabalho em conjunto beneficia a todos.  “A união do poder público com a sociedade civil organizada é muito importante para o desenvolvimento e crescimento da capoeira em Curitiba”, afirmou.

“O ‘Capoeira nas Regionais’ surgiu de um pedido do prefeito Rafael Greca para realizarmos um Festival de Capoeira nas Regionais. Hoje a capoeira é conhecida no mundo todo pelos seus elementos de luta, dança, ritual, música, história, folclore e arte”, definiu Nadia.

No dia 18 de novembro, em uma ação conjunta da Prefeitura de Curitiba e Federação Paranaense de Capoeira, foi realizada a primeira ação do Capoeira Nas Regionais: Curitiba mostra sua força!

Dia Municipal da Capoeira 

Desde 2007, a  Câmara Municipal de Curitiba instituiu o Dia Municipal da Capoeira no dia 23 de novembro. A data foi escolhida por marcar o aniversário de Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, responsável pelo reconhecimento nacional da capoeira.

Mestres de Capoeira presentes:

Mestre Déa

Mestre Esquiva

Mestre Feijão

Mestre Kyd

Mestre Pop

Mestra Shaolin

Mestre Tizil
Grupos presentes:

 

Associação de Capoeira Unidos em Cristo

Berimbau Rosa

Cadência Brasil

Capoeira Show Araucária

Casa Cultural Abaeté

Centro Cultural Baobá

Centro Cultural Humaitá

Centro Cultural Mironga

Centro Cultural Nossa Ginga

Centro Paranaense de Capoeira Cordão de Ouro

Grupo de Capoeira Angolinha

Grupo Esquiva

Grupo Muzenza

Guerreiros dos Palmares

Ilê de Bamba

Kauande Capoeira

Maltas
Minas Bahia

Muzambo

Origens Capoeira

Tribus Capoeira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s