Home

FELIZ 2018FELIZ 20182FELIZ 20183FELIZ 20184

CELEBRANDO O ANO QUE SE ENCERRA!

2017 foi um ano BEM diferente para o Centro Cultural Humaita

Muita coisa mudou após o incêndio, dia 08/11/2016. Trabalhamos muito desde então e nossos esforços foram coroados com grandes surpresas… boas e outras nem tão boas.

O time mudou! Uma nova diretoria foi eleita e o novo time já chegou enfrentando crise, golpe e grandes desafios. Nosso presidente fundador e mentor, Zelador Cultural Candiero, foi levado para mares mais fundos. Ampliou nossa visão e nos fez perceber a cidade de Curitiba a partir de um novo horizonte: a partir da perspectiva da Promoção da Igualdade Racial para a Grande Curitiba.

Descobrimos a partir desta nova atuação na gestão municipal que nossa Região Metropolitana é a terceira mais desigual do Brasil e que Curitiba está entre as mais desiguais do mundo (pela diferença aguda entre os mais ricos e os mais pobres). Pensar em igualdade PARA TODOS E TODAS neste contexto é um desafio fascinante.

Devido ao incêndio e as consequentes dificuldades em estarmos juntos no mesmo ambiente físico, as atividades durante o ano de 2017 foram marcadas por uma comunicação mais tecnológica. Tivemos diversas reuniões via Skype, Whats, Paper e Docs. Estamos crescendo! E com as novas responsabilidades, aparecem novas perspectivas. Tivemos uma avalanche de maledicências, críticas, mentiras, fofocas, injúrias, ataques de todas as formas e das mais inusitadas pessoas… Muitos aprendizados.

Agradecemos de coração às pessoas que contribuem com o nosso crescimento. O Centro Cultural Humaitá – Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira está prestes a concretizar a missão há tantos anos perseguida: estamos lutando para construir um Centro de Referência da Cultura Afro em Curitiba.

O Centro de Referência da Cultura Afro será um espaço destinado a manter viva nossa consciência negra o ano todo. Um espaço voltado à valorização e visibilidade da arte e da cultura afrodescendente, com foco na memória afrocuritibana e afroparanaense. Um espaço de afroempreendedorismo, entretenimento, lazer, arte, cultura e educação.

O terreno foi permissionado pela Prefeitura de Curitiba, sob o Viaduto Capanema, e desde então enfrentamos as mais cruéis dificuldades burocráticas. Com o início da nova gestão, estamos aguardando o posicionamento do Prefeito Rafael Greca, que está apoiando a ação colocando a equipe do IPPUC para desenhar um projeto arquitetônico em consonância com a identidade visual da cidade e do Viaduto. Este será um grande presente para Curitiba.

Em breve, esperamos ter novidades!

Acompanhe-nos no Facebook!

logo_humaita1

 

 

 

 

 

Um pensamento em “Feliz 2018!

Deixe um comentário