Home

CONSCIÊNCIA NEGRA O ANO TODO!

Sarau Afro-Curitibano, dia 25/05 as 19h, na Casa Hoffman!!

Parabéns à nossa sensível poeta, fotógrafa e jornalista Silvana Mello.

Agradecimentos especiais às participações importantes da nossa querida anfitriã, Milze!

A Don Joey; ao Luz Amorim, pela poesia visual; à preta Kênia; à  Ndiaga Faye e suas máscaras, colares e tecidos africanos; ao professor Rodrigo Vasconselos Machado; à Tereza e à Odara! À todas e todos que nos presentearam com seu axé e sua presença: até à próxima!

Agradecimento à Maristela Garcia, pelo click das divas!

E as fotos da Fundação Cultural de Curitiba!

 

PRESENÇAS CONFIRMADAS EM MAIO:

Luana Godin

Luana

A apresentação de Luana Godin é uma pequena mostra do processo criativo do espetáculo solo AGBARA NEGRA. Reúne música e narrativas sobre a afrobrasilidade e também apresenta compositoras negras fundamentais para a história da cultura brasileira.

Laura Monte Serrat

11923255_10205049593815811_7800346985320626903_n

Laura Monte Serrat Barbosa, nome artístico Laura Monte Serrat. Nasci na primavera, aqui em Curitiba em 05/10/2016, libriana. Educadora ainda ativa. Atendo pessoas com dificuldades, ou facilidades de aprendizagem. Poeta desde muito cedo, mas apenas para os cadernos e gavetas. Assumi esta arte no final do século 20, início de 21, quando participei das Rodas de Poesia no Largo da Ordem e publiquei um livreto de poemas artesanalmente – Saberes e Sentimentos. Hoje sou participante da Feira do Poeta, sou associada do Centro de Letras do Paraná e estou ousando na área da pintura e desenho. Mãe e avó!

Osmar Osman Aedo

foto

Osmarosman Aedo, Soteropolitano, Escritor, Compositor, Produtor-Músico, Arranjador e Cantor, Membro da IWA (International Writers and Artists Association – OHIO/USA), Membro Honorário da ALALF (Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas/BA) e Membro do Movimento Poetas del Mundo. Livro: EPITÁFIO (o livro dos vivos) 2015 pela Editora, Instituto Memória – Curitiba/PR. Antologias: “INTERNATIONAL POETRY” 1992-93-94-95 pela I.W.A  (OHIO U.S.A); “WORLD  POETRY” (Índia) 1992; “VOZES DA ALMA” pela Confraria de Autores 2012; “CONEXÃO (Feira do Poeta)”, edição independente 2015/PR; CELEBRA BAHIA pela Literarte 2015; “HOMENAJE A ALFONSINA STORNI” Isla Negra/CHILE 2016; “LOGOS” Portugal 2015. Prêmios: Escritor-Destaque 2015 pela Editora Literarte, e: Suplementos Literários, Jornais, Revistas e Redes Sociais etc…

Marcio Gleide Nunes

Márcio

Nasci em Pindaí­BA, saindo de lá aos 6 anos com destino a cidade de Campinas-
SP, onde cresci na periferia. Morando em Curitiba­PR desde 2005, trabalho na área de Manutenção Industrial Elétrica/Mecânica. Mãe doméstica e pai pedreiro de cinco irmãos, que com todas as dificuldades foram educados. Os versos foram surgindo no início dos anos 90 no colégio com o incentivo de algumas professoras, em especial a de Português Analucia Ferreira Ramos. Participei da primeira coletânea ao ficar em segundo lugar no Concurso de Contos e Poesias De Pederneiras “Entre o Sonho e a Realidade” 1.998 – Pederneiras ­SP Coletânea “Almas Densas” em 1.999 ­ Barra Bonita­SP. Antologia Literária “O SONHO” também no ano de 1.999 publicado pela: Casa do Novo Autor Editora ­ São Paulo. E a coletânea “O Folhetins Dos Poetas Malditos ­ 90 Dias Para Extinção” 2015­ Curitiba­PR . Escrevo na linha poética da Literatura Marginal… Procuro ser um poeta dos que não tem vez e nem voz.

Zelador Cultural Candiero

Candiero2

Zelador Cultural Candiero, atual presidente do Centro Cultural Humaita e conselheiro nacional de políticas culturais, autor da Coleção Oralidade Afroparanaenses junto com Melissa Reinehr, apresenta transcrições poéticas da história afroparanaense e afrocuritibana. As obras estão sendo produzida pela Editora Humaita e vendidas em formato totalmente artesanal.

 

 

 

 

 

 

 

Olinto Simões

Olinto 02

Olinto Alves Simões é nascido no Rio de Janeiro, no pé do Morro do Salgueiro e radicado no Paraná, em Curitiba. É professor; escritor; poeta; ator de teatro e cinema; diretor de teatro e espetáculos; dramaturgo. No Carnaval curitibano, há 24 anos foi convidado para ser Jurado do Quesito de Mestre Sala e Porta Bandeira, atuação que exerceu durante 12 anos. Do segundo ano em diante, enquanto existiram blocos que desfilavam, também os julgou. Convidado pela então Liga Das Escolas De Samba, passou a Organizar o Corpo De Jurados e, por fim, a FCC o contratou para que organizasse toda a organização do desfile, a Eleição do Cortejo Real, o Julgamento e a Apuração das Campeãs do Carnaval de Curitiba. Tais atividades facilitaram que o contato entre ele e as Escolas De Samba fosse o melhor possível o que permite, até os dias de hoje, que ele seja bem quisto em todas as agremiações.

Igor Vitorino

igor7

Nasci em Vitória-ES e fui criado na periferia de Vila Velha e Cariacica na Região Metropolitana de Vitória. Sou filho de Mãe solteira e negro, vivi desde infância as agruras do preconceito e da hipocrisia brasileira. Também, fui aluno da Escola Técnica Federal do Espírito Santo e do curso de História da Universidade Federal Espírito Santo. Atualmente, sou professor de História do Campus Pinhais/IFPR, capixaba desterrado e morador da cidade de Pinhais-PR. Licenciado em História pela UFES e especialista em Gestão Integrada da Segurança Pública pela UVV/SENASP/MJ.

Silvana Mello

12495005_1076367769068014_2616342145783698471_n

Professora, especialista em Gestão Pública da Educação, Jornalista e apaixonada por Poesia. Teve suas poesias impressas e distribuídas pela Feira do Poeta desde a década de 80, com participação em algumas antologias como a “Conexão – Feira do Poeta”, publicada em 2015. Foi uma das coordenadoras do Congresso de Poesia em Nova Prata – RS em 1993. Em 2015 foi uma das vencedoras do Concurso de Poesia Marilda Confortin e teve sua Poesia publicada em um livro editado pela Prefeitura Municipal de Curitiba. Atualmente atua na Comunicação do Conselho Municipal de Educação de Curitiba e Coordena o Projeto de resgate da Rede Municipal de Ensino de Curitiba “Memória da RME” desde 2009.

Amauri Nogueira

Amauri

Juares de Mira

Juares

Nascido em Tomazina – Paraná, è Integrante dos Corpos Artisticos do Theatro Municipal do Rio De Janeiro. Desenvolveu trabalho de técnica vocal e corporal utilizando o método Pilates, com orientação do Tenor Ivo Lessa (In memorian), e otimização em performance com a Psicóloga Melody Falco. Participou como solista da Homenagem à Wolf Schaia, Da serie Recitais Líricos da Primavera, A Paixão de Chopin, Os Homens Cantam Todas as Mulheres, Projeto Identidade da PUC-Pr, Tributo a Paul Robeson (Teatro Guaira), Semana Afro Brasileira (Teatro Guaira), Seminário Internacional de Direitos Humanos (UFPR), da série Intermezzo da Fundação Cultural de Curitiba, do Festival de Musica de Londrina, do Evento New Orleans Revival em Londrina Musica nos Museus da (SEEC PR) , Recital em Jaragua do Sul (SC), Joinville (SC) Castro,Jacarezinho, Londrina, Maringá,Aracaju (SE)Laranjeiras (SE),Cuiabá (MT), Juiz de Foradentro da Série Classicos TIM, Santa Maria (RG)São Paulo – (Teatro Sao Pedro) ,Curitiba – (Guairão), Porto Alegre (RS) Theatro Sao Pedro . É Membro da Academia de Cultura de Curitiba e do Circulo de Estudos Bandeirantes, foi homeageado em 2003 pela Assembléia Legislativa do Paraná, pelos relevantes trabalhos realizados na area cultural.

Acesse aqui o regulamento SARAU AFROCURITIBANO!

Para mais informações, CLIQUE AQUI!

 

Um pensamento em “Sarau Afro Curitibano | Maio

Deixe um comentário